IX Seminário de Estudos Filológicos

O Seminário de Estudos Filológicos (SEF) é um evento bienal que visa trazer à tela pesquisas no campo da Filologia e de áreas afins. A proposta do SEF se ancora na memória da Semana de Filologia Românica, de 1964, e dos Seminários de Filologia Românica, realizados dos anos 1960 aos anos 1990, pelo Prof. Dr. Nilton Vasco da Gama – Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia, fundador da cadeira de Filologia Românica desta universidade e líder do Grupo de Pesquisa de Filologia Românica, até o ano de seu falecimento.
Tais Seminários constituíram espaços de debate, que, dentre outros resultados, contribuíram para a formação de diversos docentes pesquisadores que, atualmente, dedicam-se à Filologia em, pelo menos, quatro universidades baianas, a saber: Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade do Estado da Bahia e Universidade Católica do Salvador. Considerando a importância desses seminários para o formação de novas gerações de filólogos, em 2006, as discípulas de Nilton Vasco da Gama, Rosa Borges (UFBA), Rita Queiroz (UEFS) e Maria da Conceição Reis (UNEB), retomaram a proposta das discussões em seminários e realizaram o I Seminário de Estudos Filológicos, no ano de 2006, promovendo discussões de grande relevância no âmbito dos estudos filológicos, congregando pesquisadores de todo o país. Os resultados do I SEF foram publicados no livro Diferentes perspectivas dos estudos filológicos.
O evento assumiu o caráter itinerante, ocupando as diferentes universidades da Bahia. Ano a ano foram propostos temas pertinentes aos debates contemporâneos em Filologia, que passamos a elencar: em 2007, Filologia e História: múltiplas possibilidades de estudo, sediado na UEFS; em 2008, A Filologia e a preservação do patrimônio Cultural escrito: arquivos, acervos, edições e estudos, que teve lugar na UFBA; em 2009, Filologia e estudos da linguagem: o léxico em questão, na UCSal; em 2010, Filologia: diálogos possíveis, nas Faculdades São Bento. A partir de então, optou-se pela realização bienal do evento.
Em 2012, a sexta edição do SEF foi realizada concomitantemente ao I Congresso Internacional de Estudos Filológicos, sediado na UFBA, a temática abordada foi Filologia, Críticas e Processos de Criação, realizado em homenagem ao Prof. Dr. Nilton Vasco da Gama. A edição de 2014, que ocorreu na UNEB – Campus I, homenageou a Profa. Dra. Albertina Gama e versou sobre a as relações Entre o texto e o discurso. Em 2016, Filologia e Humanidades Digitais foi a temática do evento que rendeu homenagem à Profa. Dra. Célia Marques Telles.
Em 2018, o tema do SEF é a Filologia em diálogo: descentramentos culturais e epistemológicos, e ocorrerá na UFBA. Pretendemos manter a tradição de um congresso que enfatiza as diferentes perspectivas dos estudos filológicos, pensadas, também, em função dos descentramentos necessários aos estudos contemporâneos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s