PESQUISADORES

Patricio Nunes Barreiros  

(Coordenador do Projeto)

Doutor pela UFBA (2013), mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS (2007), licenciado em Letras Vernáculas e Espanhol pela UEFS (2002). Realiza estágio de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP). É professor Adjunto-B com Dedicação Exclusiva, na Universidade Estadual de Feira de Santana, desempenhando atividades docentes nos Cursos de Licenciatura em Letras, nos Programas de Pós-graduação stricto sensu PPGEL, PROGEL e ProfLetras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Textual (edições digitais), Estudos Literários (acervos de escritores) e Estudos do Léxico (Marcadores Culturais na tradução de obras literárias Português-Espanhol), mantendo sempre um diálogo com as Humanidades Digitais. É autor de livros, artigos e capítulos de livros nas áreas científicas que atua. Organizou o acervo de Eulálio Motta e atualmente é responsável pela sua guarda. Foi professor da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia, onde atuou no ensino, na pesquisa e na extensão. Em 2016, foi condecorado com a Medalha Serafim da Silva Neto de destaque em Filologia, concedida pelo Círculo Fluminense de Linguística e Filologia. É membro fundador da Associação de Humanidades Digitais (AHDig) e editor das revistas A Cor das Letras e Légua & Meia. Coordena projetos de pesquisas financiados pelo CNPq (Edital Universal) e pela FAPESB (Edital jovem cientista baiano), é membro do GT de Crítica Textual e Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais, Filologia e Acervos de Escritores (CNPq).

Liliane Lemos Santana Barreiros 

(Vice-coordenadora do Projeto)

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2017), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2012), Especialista em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais (IBPEX, 2010), Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (IBPEX, 2008) e Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2007). É professora Assistente, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, lotada no Departamento de Letras e Artes – DLA. Nesta instituição, é pesquisadora vinculada ao Projeto de Pesquisa Edição das Obras Inéditas de Eulálio Motta (IV Etapa) e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais (NeiHD/UEFS). É Membro do Grupo de Trabalho de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL (GTLEX). Atua na formação de professores desde 2009, lecionando disciplinas na área de Filologia Românica, Latim e LIBRAS para os cursos de Letras Vernáculas e Letras com Línguas Estrangeiras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica, Linguística de corpus, Lexicologia e Lexicografia, especialmente nos seguintes temas: Filologia Românica; Edição de textos; Estudo do Léxico e Ferramentas Computacionais para análise linguística e organização de banco de dados.

Foto

Adeítalo Manoel Pinho 

(Pesquisador)

Atualmente realiza Estágio de Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRIO, sob a supervisão da Profa. Dra. Heidrun Krieger Olinto, no âmbito do Projeto Procad Capes/PUCRIO/UNEB/UEFS/PUCGoiás. Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), Mestre pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1994). É Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenador Executivo do Centro de Pesquisa em Literatura e Diversidade Cultural e coordena também o GELC, Grupo de Estudos Literários Contemporâneos da UEFS. Autor do livro Perfeitas Memórias: literatura, experiência e invenção (7 Letras, 2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira do século XIX, crítica literária, estudos de periódicos com destaque para a Literatura de Jornal, história da literatura e crítica brasileira e da Bahia. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários PROGEL, gestão 2012-2014 e Vice-Coordenador do mesmo Programa de Pós-Graduação, gestão 2010-2012. Foi Membro Suplente do Conselho Consultivo da ABRALIC (gestões 2009-2011; 2012-2013).

Foto

Rosana Maria Ribeiro Patrício 

(Pesquisador)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1982), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente exerce o cargo de professor Pleno (Titular) da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: mulher, literatura, ficção, poesia e cidade.

Iranildes Almeida de Oliveira Lima

(Pesquisadora)

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Especialização em Língua e Literatura Espanholas pela Universidad Complutense de Madrid – Bolsista AECI, Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino do Português pela UEFS, Especialização em Língua Española pela UEFS, Defendeu a dissertação (Análisis crítico del tratamiento de los conectores argumentativos en diccionarios; em 2006 na Universidade de Alcalá, e com o projeto de tese;Tratamiento lexicográfico de los marcadores del discurso español/portugués; obteve o DEA (Diploma de Estudios Avanzados de Doctorado). Nesta mesma universidade está em fase de conclusão do doutorado em Lingüística Aplicada. É professora de Língua espanhola da Universidade Estadual de Feira de Santana, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: pragmática, marcadores del discurso, lexicografía e ensino da língua espanhola e da língua portuguesa como língua estrangeira.

Taylane Vieira dos Santos

(Pesquisadora)

Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural na Universidade Estadual de Fera de Santana (2017). Licenciatura em Letras (Vernáculas e Espanhol) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014). Foi Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UEFS/ 2013-2014), no Projeto Edição das Obras Literárias Inéditas de Eulálio Motta, desenvolvendo o plano de trabalho “Edição semidiplomática de Canções de meu caminho”. Foi também bolsista de Iniciação à Docência (CNPq-UEFS/2014), no subprojeto Língua Espanhola e bolsista de extensão no Programa de Aprimoramento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (2012). Participou do Programa Mobilidade Estudantil – Intercâmbio (2013), na Universidad Nacional del Nordeste, Argentina. Foi professora de espanhol do Projeto Universidade Para Todos (2012).

Tainá Matos Lima Alves

(Pesquisadora)

Mestra em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários- PROGEL (UEFS). Licenciada em Letras Vernáculas com Língua Espanhola na Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS. Participa desde o ano de 2013 do projeto de pesquisa intitulado “Edição das obras inéditas de Eulálio Motta”, como colaboradora, sob a coordenação do Prof° Dr. Patrício Nunes Barreiros.Participou como professora monitora de Espanhol no Projeto Universidade Para Todos- UPT (2014-2015). Foi bolsista PIBID-UEFS (Espanhol), projeto de iniciação à docência financiado pela CAPES. Participou do programa de Mobilidade Estudantil (intercâmbio) pela AERI-UEFS na Universidad Nacional del Nordeste-UNNE/ Argentina, no período de fevereiro a agosto de 2013. Foi bolsista pesquisadora -PROBIC/UEFS, por dois anos (2011-2013), com o sub projeto: “Inês Pedrosa e as novas tendências do amor no universo feminino”, no Projeto de Pesquisa: “Pretérito imperfeito: uma coreografia verbal do amor na contemporaneidade”, sob a orientação da Profª Dra. Alessandra Leila Borges Gomes.

Juliana Pereira Rocha

(Pesquisadora)

Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural na Universidade Estadual de Fera de Santana (2016). Licenciatura em Letras (Vernáculas e Espanhol) pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana, foi Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-UEFS/ 2013-2014), no Projeto Edição das Obras Literárias Inéditas de Eulálio Motta, desenvolvendo o plano de trabalho “Edição semidiplomática do Meu caderno de trovas”. Foi também bolsista de Iniciação à Docência (CNPq-UEFS/2014), no subprojeto Língua Espanhola e bolsista de extensão no Programa de Aprimoramento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (2012). Participou do Programa Mobilidade Estudantil – Intercâmbio (2013), na Universidad Nacional del Nordeste, Argentina. (Texto informado pelo autor)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s